1º Encontro
Dia 02 de maio de 2013
CONCEPÇÃO DE ALFABETIZAÇÃO NA
PERSPECTIVA DO LETRAMENTO
1
– Concepção de Alfabetização e Letramento:
Alfabetização: Alfabetizar é ensinar simplesmente ler e escrever.
Letramento; É saber ler e
escrever no contexto social. Letrar
significa colocar a criança no mundo letrado. No letramento, desenvolvemos o
aprendizado baseado na contextualização. deixa de ser automático e repetitivo.
Letramento é:
- informar-se através
da leitura;
- buscar notícias e lazer
nos jornais;
- interagir selecionando
o que desperta interesse;
- divertindo-se com as
histórias em quadrinhos;
- seguir receita de
bolo;
- fazer a lista de
compras de casa;
- fazer comunicação
através do recado, do bilhete;
- ler histórias com o
livro nas mãos;
- emocionar-se com as
histórias lidas;
- fazer, dos personagens,
os melhores amigos;
- descobrir a si mesmo
pela leitura e pela escrita;
- entender quem a gente é e descobrir quem podemos ser;
Amelia
Hamze Profª FEB/CETEC e FISO
2
- Como entendo a alfabetização como direito?
Segundo o
artigo 205 da Constituição Brasileira “A educação, direito de todos e dever do
Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da
sociedade, visando o pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o
exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.”
Considero que o aprender a ler e escrever deve
iniciar no 1º Ano, e os alunos devem ser constantemente provocados a aprender.
3 – Como são (onde
estão) as práticas de leitura que desenvolvo com meus alunos?
Na minha turma a leitura
é prática diária em sala de aula, sempre a leitura oral observando tom de voz,
entonação e ritmo para uma leitura fluente. Também ofereço muitos momentos onde
eu, professora, leio para leio para os alunos. Visitamos a biblioteca para leitura e retirada de livros para que a
família também realize leitura em casa.
4 – Que relação
mantenho com a Alfabetização?
Considero que
alfabetizar é exercitar alguns
comportamento como: aprender a ouvir, escutar, observar, concentrar-se,
distinguir diferentes sons, relacionar códigos, para então desenvolver o aprender a ler e escrever.
5 – Qual a relação que
mantenho com o Letramento?
Se o meu aluno lê e compreende o que leu, escreve corretamente palavras e frases com coerência (ao nível de
1º Ano) consegue concentrar-se e interagir
com a aula, considero que não só estou alfabetizando mas sim letrando,
pois para que o aluno seja letrado
precisa passar pelo processo de alfabetização.
Liara Maria Wentz
JOMAC – Victor Graeff
2º Encontro
28 de maio de 2013
DIREITOS DE APRENDIZAGEM
O que está envolvido na aprendizagem
da leitura e escrita?
A aprendizagem da criança começa antes de chegar à escola.
Ela já consegue realizar traços no papel e desenhos. Aos poucos vai decodificar
os símbolos e conseguirá ler e escrever. Fazendo a reflexão da união dois
processos. Para isso a criança deverá ser incentivada e motivada. A escrita tem
a função de mostrar o mundo letrado e a leitura à ideia de complementar,
interagir de forma conjunta. A criança precisa compreender o que está lendo e
escrevendo.
O que se aprende quando se
aprende a ler?
Aprendemos a observar o mundo, o que há ao nosso redor. A partir
do momento que uma pessoa consegue unir as sílabas e compreendê-las de forma
ligada, atingirá o processo da leitura. A leitura nos mostra o acesso a
informações, interações e engloba todas as áreas do conhecimento. O ato de ler
compreende a interpretação, reflexão, criatividade e imaginação.
O que se aprende quando se aprende a
escrever?
A produção inicia através de garatujas, desenhos que são
considerados como escrita. Aos poucos se tem o aprendizado do traçado das
letras, o seu significado, os sons e a grafia de forma conjunta. Praticando a
escrita às pessoas vão se aperfeiçoando, melhorando e construindo. Escrevendo se aprende a produzir de forma
correta e coerente.
3º Encontro
25 de junho de 2013
APRENDIZAGEM DO SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA E PARECER DISCRITIVO
Trabalho com Jogos da Caixa Amarela
4º Encontro
17 de julho de 2013
LUDICIDADE E
INCLUSÃO
Conhecer a importância do
uso de jogos e brincadeiras no processo de apropriação do Sistema de Escrita
Alfabética (SEA), analisando jogos e planejando aulas em que jogos sejam
incluídos como recursos didáticos;
Compreender e desenvolver estratégias de inclusão de crianças com
deficiência visual, auditiva, motora e intelectual, bem como crianças com
distúrbios de aprendizagem no cotidiano da sala
de aula.
a) Boneca é um brinquedo?
Objeto voltado para a ludicidade, à criança demonstra valores
e sentimentos de mãe. Associa a boneca como parte da família. O brinquedo é um
instrumento que ajuda no desenvolvimento da criança. Oferece oportunidades para
o auxílio da aprendizagem. Observa com muita atenção e a todo o momento procura
investigar a brinquedo de forma completa.
Para Maluf (2004, pg.45),
“o brinquedo não é apenas um objeto que as crianças usam para se divertirem e
ocuparem o seu tempo, mas é um objeto capaz de torná-las felizes ao mesmo
tempo”. O brinquedo tem valor direto na vida da criança. Não importa como ele
é, mas sim a satisfação de tê-lo e poder brincar com ele. Através do brincar a
criança libera sua criação, ideias e pensamentos.
b)
Futebol é um jogo?
O futebol é jogo que deve ser jogado
de forma coletiva e cooperativa. Para a equipe vencer, todos devem colaborar,
se dedicar e estarem motivados e
voltados para o mesmo objetivo. Cada jogador deve se empenhar na sua função e
auxiliar os colegas de equipe. Se a equipe perde deve observar os erros. Pois
errando é que se aprende. As pessoas precisam aprender a ganhar e a perder.
c) Resgate uma brincadeira presente na
tua memória envolvendo a oralidade. Qual a importância desta para o adulto
professor que és hoje?
As brincadeiras de roda nos fazem
voltar no tempo e lembrar os tempos de infância. Das risadas, dos incentivos,
dos colegas de escola, todos brincando juntos. Hoje em dia as crianças estão
envolvidas com o computador e vídeo game. Não é uma infância sadia e prazerosa.
Deixam de aproveitar o sol, a praça o ar livre para ficar com os olhos fixados
na tela, prejudicando assim a sua saúde.
Lembrar dessas brincadeiras nos remetem a pensar que nunca devemos
deixar aquela luz que está dentro de nós que é o “ser” criança. Essa luz motiva
e incentiva a nossa caminhada de educadoras.
Escola Estadual Dr.José Maria de Castro
Victor Graeff
Professoras: Adriana Martins,Ilair Nilsson
Müller e Liara Maria Wentz
5º Encontro
29 de julho de 2013
LUDICIDADE
E AVALIAÇÃO
Tarefa a
Distância
Elencar temas que podem ser
trabalhados a partir da história
Conselho dos Ratos:
-
União
-
Cidadania
-
Valores
-
Ética
-
Moral
-
Diálogo
-
Saber ouvir os outros e respeitar a opinião do grupo.
Professoras: Eliane
da Silva Kuhn
Ilair Nilsson Müller
Liara Maria Wentz
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