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terça-feira, 13 de agosto de 2013

Formação de Alfabetizadores


1º Encontro

Dia 02 de maio de 2013

 CONCEPÇÃO DE ALFABETIZAÇÃO NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO

 1 – Concepção de Alfabetização e Letramento:
         Alfabetização: Alfabetizar é ensinar simplesmente   ler e escrever.
           Letramento; É saber ler e escrever no contexto social.  Letrar significa colocar a criança no mundo letrado. No letramento, desenvolvemos o aprendizado baseado na contextualização. deixa de ser automático e repetitivo.
         Letramento é:
- informar-se através da leitura;
- buscar notícias e lazer nos jornais;
- interagir selecionando o que desperta interesse;
- divertindo-se com as histórias em quadrinhos;
- seguir receita de bolo;
- fazer a lista de compras de casa;
- fazer comunicação através do recado, do bilhete;
- ler histórias com o livro nas mãos;
- emocionar-se com as histórias lidas;
- fazer, dos personagens, os melhores amigos;
- descobrir a si mesmo pela leitura e pela escrita;
- entender quem a gente é e descobrir quem podemos ser;

Amelia Hamze Profª FEB/CETEC e FISO



2 - Como entendo a alfabetização como direito?

Segundo o artigo 205 da Constituição Brasileira “A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando o pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.” 
Considero que o aprender a ler e escrever deve iniciar no 1º Ano, e os alunos devem ser constantemente provocados a aprender.




3 – Como são (onde estão) as práticas de leitura que desenvolvo com meus alunos?

Na minha turma a leitura é prática diária em sala de aula, sempre a leitura oral observando tom de voz, entonação e ritmo para uma leitura fluente. Também ofereço muitos momentos onde eu, professora, leio para leio para os alunos. Visitamos a biblioteca  para leitura e retirada de livros para que a família também realize leitura em casa.


4 – Que relação mantenho com a Alfabetização?

Considero que alfabetizar  é exercitar alguns comportamento como: aprender a ouvir, escutar, observar, concentrar-se, distinguir diferentes sons, relacionar códigos, para então  desenvolver o aprender a ler e escrever.


5 – Qual a relação que mantenho com o Letramento?

Se o meu aluno lê e compreende o que leu, escreve corretamente  palavras e frases com coerência (ao nível de 1º Ano) consegue concentrar-se e interagir  com a aula, considero que não só estou alfabetizando mas sim letrando, pois para que o aluno seja letrado  precisa passar pelo processo de alfabetização.

Liara Maria Wentz
JOMAC – Victor Graeff



2º Encontro

28 de maio de 2013 

 DIREITOS  DE  APRENDIZAGEM

O que está envolvido na aprendizagem da leitura e escrita?
A aprendizagem da criança começa antes de chegar à escola. Ela já consegue realizar traços no papel e desenhos. Aos poucos vai decodificar os símbolos e conseguirá ler e escrever. Fazendo a reflexão da união dois processos. Para isso a criança deverá ser incentivada e motivada. A escrita tem a função de mostrar o mundo letrado e a leitura à ideia de complementar, interagir de forma conjunta. A criança precisa compreender o que está lendo e escrevendo.


                O que se aprende quando se aprende a ler?
Aprendemos a observar o mundo, o que há ao nosso redor. A partir do momento que uma pessoa consegue unir as sílabas e compreendê-las de forma ligada, atingirá o processo da leitura. A leitura nos mostra o acesso a informações, interações e engloba todas as áreas do conhecimento. O ato de ler compreende a interpretação, reflexão, criatividade e imaginação.

           O que se aprende quando se aprende a escrever?
 A produção inicia através de garatujas, desenhos que são considerados como escrita. Aos poucos se tem o aprendizado do traçado das letras, o seu significado, os sons e a grafia de forma conjunta. Praticando a escrita às pessoas vão se aperfeiçoando, melhorando e construindo.  Escrevendo se aprende a produzir de forma correta e coerente. 

























3º Encontro

25 de junho de 2013

APRENDIZAGEM DO SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA E PARECER  DISCRITIVO


Trabalho com Jogos da Caixa Amarela

























4º Encontro

17 de julho de 2013 


 LUDICIDADE  E  INCLUSÃO



            Conhecer a importância do uso de jogos e brincadeiras no processo de apropriação do Sistema de Escrita Alfabética (SEA), analisando jogos e planejando aulas em que jogos sejam incluídos como recursos didáticos;
                Compreender e desenvolver estratégias de inclusão de crianças com deficiência visual, auditiva, motora e intelectual, bem como crianças com distúrbios de aprendizagem no cotidiano da sala de aula.


a)     Boneca é um brinquedo?
Objeto voltado para a ludicidade, à criança demonstra valores e sentimentos de mãe. Associa a boneca como parte da família. O brinquedo é um instrumento que ajuda no desenvolvimento da criança. Oferece oportunidades para o auxílio da aprendizagem. Observa com muita atenção e a todo o momento procura investigar a brinquedo de forma completa.
    Para Maluf (2004, pg.45), “o brinquedo não é apenas um objeto que as crianças usam para se divertirem e ocuparem o seu tempo, mas é um objeto capaz de torná-las felizes ao mesmo tempo”. O brinquedo tem valor direto na vida da criança. Não importa como ele é, mas sim a satisfação de tê-lo e poder brincar com ele. Através do brincar a criança libera sua criação, ideias e pensamentos.

b)    Futebol é um jogo?
O futebol é jogo que deve ser jogado de forma coletiva e cooperativa. Para a equipe vencer, todos devem colaborar, se dedicar e estarem motivados  e voltados para o mesmo objetivo. Cada jogador deve se empenhar na sua função e auxiliar os colegas de equipe. Se a equipe perde deve observar os erros. Pois errando é que se aprende. As pessoas precisam aprender a ganhar e a perder.

c)    Resgate uma brincadeira presente na tua memória envolvendo a oralidade. Qual a importância desta para o adulto professor que és hoje?
As brincadeiras de roda nos fazem voltar no tempo e lembrar os tempos de infância. Das risadas, dos incentivos, dos colegas de escola, todos brincando juntos. Hoje em dia as crianças estão envolvidas com o computador e vídeo game. Não é uma infância sadia e prazerosa. Deixam de aproveitar o sol, a praça o ar livre para ficar com os olhos fixados na tela, prejudicando assim a sua saúde.
  Lembrar dessas brincadeiras nos remetem a pensar que nunca devemos deixar aquela luz que está dentro de nós que é o “ser” criança. Essa luz motiva e incentiva a nossa caminhada de educadoras.


Escola Estadual Dr.José Maria de Castro
Victor Graeff
 Professoras: Adriana Martins,Ilair Nilsson Müller e Liara Maria Wentz



5º Encontro

29 de julho de 2013 

 LUDICIDADE  E  AVALIAÇÃO


Tarefa a Distância

                 Elencar temas que podem ser trabalhados a partir da história Conselho dos Ratos:
- União
- Cidadania
- Valores
- Ética
- Moral
- Diálogo
- Saber ouvir os outros e respeitar a opinião do grupo.


Professoras: Eliane da Silva Kuhn
                        Ilair Nilsson Müller

                        Liara Maria Wentz






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